“Cristina Ortiz evoluiu de menina-prodígio à maturidade determinada a comunicar ao mundo sua intuição, palheta pianística, emoção e sensibilidade”.
Die Presse, Viena, Áustria
Cristina Ortiz é uma artista de primeira grandeza no cenário pianístico internacional. Como solista protagonizou apresentações memoráveis com consagradas orquestras – Filarmônica de Berlim, Filarmônica de Viena, Filarmônica de Londres, Sinfônica de Praga, Concertebouw, Philharmonia, Sinfônica de Chicago, Filarmônica de Nova York, Cleveland, Filadélfia, Sinfônica de Sydney – e com maestros referenciais no universo musical – Vladimir Ashkenazy, Riccardo Chailly, Mariss Jansons, Foster, Järvi, Kyrill Kondrashin, Erich Leinsdorf, Kurt Masur, Zubin Mehta, André Previn e David Zinman. Como camerista conquistou exigentes plateias ao lado de artistas como Antônio Meneses, Uto Ughi, Emmanuel Pahud, Lynn Harrell e o Quinteto de Sopro de Praga. Seu repertório é vasto e eclético, seja em concertos ou em gravações. O compromisso vital com a música brasileira se evidencia na aclamada prémière do Chôro de Camargo Guarnieri no Carnegie Hall ou nos 5 Concertos de Villa-Lobos, gravados para a Decca.
São contínuas suas buscas por raridades musicais que se concretizam em interpretações de obras de Clara Schumann, Mompou, Stenhammar, Schulhoff, Bowen ou dos brasileiros Lorenzo Fernandez e Fructuoso Vianna. Nos últimos anos acrescentou ainda à sua bagagem musical o papel de solista/regente: em Concerto de Mendelssohn, no Musikverein de Viena, com a Orquestra de Câmara de Praga e em Concerto de Mozart, com o Consort of London, em gravação para Collins Classics.
“Ensinar, é também aprender!”, declara Cristina ao se referir às suas masterclasses e workshops que, mais recentemente, vêm reunindo jovens pianistas mundo a fora, quando em um estilo desenvolto, comunica sem reservas toda sua experiência musical. Nascida na Bahia, Cristina Ortiz iniciou seus estudos no Brasil, mudou-se para a França para prossegui-los com Magda Tagliaferro, aperfeiçoando-se posteriormente com Rudolf Serkin no Curtis Institute da Filadélfia. Foi laureada com o primeiro prêmio no III Concurso Internacional de Piano Van Cliburn, em Forth Worth, nos Estados Unidos. Há muitos anos reside na Inglaterra.

CRISTINA ORTIZ
piano
Chopin
Sonata n. 2, op. 35, em Si menor
Grave – Doppio movimento
Scherzo
Marche funèbre – Lento
Finale – Presto
Barcarola op. 60, em Fá maior
Sonata n. 3, op. 58, em Si menor
Allegro maestoso
Scherzo – Molto vivace
Largo
Finale – Presto, ma non tanto