top of page

“Cristina Ortiz evoluiu de menina-prodígio à maturidade determinada a comunicar ao mundo sua intuição, palheta pianística, emoção e sensibilidade”.

Die Presse, Viena, Áustria

 

Cristina Ortiz é uma artista de primeira grandeza no cenário pianístico internacional. Como solista protagonizou apresentações memoráveis com consagradas orquestras – Filarmônica de Berlim, Filarmônica de Viena, Filarmônica de Londres, Sinfônica de  Praga, Concertebouw, Philharmonia, Sinfônica de Chicago, Filarmônica de Nova York, Cleveland, Filadélfia, Sinfônica de Sydney – e com maestros referenciais no universo musical – Vladimir Ashkenazy, Riccardo Chailly, Mariss Jansons, Foster, Järvi, Kyrill Kondrashin, Erich Leinsdorf, Kurt Masur, Zubin Mehta, André Previn e David Zinman. Como camerista conquistou exigentes plateias ao lado de artistas como Antônio Meneses, Uto Ughi, Emmanuel Pahud, Lynn Harrell e o Quinteto de Sopro de Praga. Seu repertório é vasto e eclético, seja em concertos ou em gravações. O compromisso vital com a música brasileira se evidencia na aclamada prémière do Chôro de Camargo Guarnieri no Carnegie Hall ou nos 5 Concertos de Villa-Lobos, gravados para a Decca.

São contínuas suas buscas por raridades musicais que se concretizam em interpretações de obras de Clara Schumann, Mompou, Stenhammar, Schulhoff, Bowen ou dos brasileiros Lorenzo Fernandez e Fructuoso Vianna. Nos últimos anos acrescentou ainda à sua bagagem musical o papel de solista/regente: em Concerto de Mendelssohn, no Musikverein de Viena, com a Orquestra de Câmara de Praga e em Concerto de Mozart, com o Consort of London, em gravação para Collins Classics.

“Ensinar, é também aprender!”, declara Cristina ao se referir às suas masterclasses e workshops que, mais recentemente, vêm reunindo jovens pianistas mundo a fora, quando em um estilo desenvolto, comunica sem reservas toda sua experiência musical. Nascida na Bahia, Cristina Ortiz iniciou seus estudos no Brasil, mudou-se para a França para prossegui-los com Magda Tagliaferro, aperfeiçoando-se posteriormente com Rudolf Serkin no Curtis Institute da Filadélfia. Foi laureada com o primeiro prêmio no III Concurso Internacional de Piano Van Cliburn, em Forth Worth, nos Estados Unidos. Há muitos anos reside na Inglaterra.

http://www.cristina.ortiz.name/

CRISTINA ORTIZ

piano

Chopin

 

Sonata n. 2, op. 35, em Si menor

Grave – Doppio movimento

Scherzo

Marche funèbre – Lento

Finale – Presto

 

Barcarola op. 60, em Fá maior

 

Sonata n. 3, op. 58, em Si menor

Allegro maestoso

Scherzo – Molto vivace

Largo

Finale – Presto, ma non tanto

DOMINGO | 8 DE MARÇO | 11H30

© 2015 Temporada de concertos   l   Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

bottom of page