Detentor de 28 primeiros prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano, em 1988, FLÁVIO AUGUSTO tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano “Villa-Lobos”, em 1988, no Rio de Janeiro. Natural de Poços de Caldas (MG), iniciou seus estudos de piano aos quatro anos de idade, tendo como professores os pianistas Homero de Magalhães, Gilberto Tinetti e Myrian Dauelsberg. Concluiu os cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro; Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros, MG; e Mestrado em Piano – Práticas Interpretativas – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde os treze anos têm sido solista das principais orquestras do País, em palcos importantes como os Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro, o Teatro Nacional de Brasília e a Sala São Paulo. No Brasil, já se apresentou em quase todos os Estados, atuando isoladamente ou ao lado de grandes cantores e instrumentistas. No exterior, já se apresentou em importantes salas de concerto dos Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Áustria, Finlândia, Londres, Nova Zelândia, África, Venezuela, Perú, Chile, Paraguai, Guatemala, Trinidad & Tobago e Costa Rica. No exterior, participou também de diversos cursos de interpretação com os pianistas Alfred Brendel, Charles Reiner, Vitalij Margulis, Tatiana Nikolaeva, Sergei Dorensky e Boris Berman. Em 1990, gravou seu primeiro disco com os “Prelúdios para Piano” do compositor francês Claude Debussy. Fez a primeira gravação mundial dos “50 Estudos para Piano” do compositor Johann Baptiste Cramer. Gravou também os CDs “Arco & Tecla” com o violinista Ricardo Amado, “Impressões Brasileiras” com o violinista Daniel Guedes e “Tributo a Guerra Peixe” com o gaitista José Staneck e o violoncelista Antonio Del Claro. É também integrante do premiado Trio Aquarius – com quem já gravou dois CDs dedicados a compositores brasileiros. Em setembro de 2004, passou em 1º lugar no concurso público para “Músico – Pianista” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É frequentemente convidado para participar como jurado dos mais importantes concursos nacionais de piano, assim como ministrar aulas de Piano e Música de Câmara nos principais Festivais de Música do país.
“... uma interpretação que rejeita formalidades e avança corajosamente àqueles campos minados da personalidade humana. Um piano que se remete aos prazeres mais íntimos”. (Luiz Paulo Horta, crítico, Jornal do Brasil, 09/12/1990)
“...excelentes dedos, fortes e ágeis, Flávio Augusto demonstrou uma personalidade artística digna da maior atenção. Ele trabalha comprometendo alma e corpo até o último fio de cabelo”. (Antonio Hernândez, crítico, Jornal “O Globo”, 07/04/1991)
“...Flávio Augusto impressiona pela sua grande maturidade musical, seu estilo tão nobre e uma excelente qualidade técnica”. (Charles Reiner, pianista e professor da McGill University de Montreal, Canadá, setembro de 1992)

FLÁVIO AUGUSTO
piano
DOMINGO | 12 DE ABRIL | 11H30
Schumann
Cenas infantis op. 15
Por povos e terras distantes
História curiosa
Cabra-cega
A criança suplica
Completamente feliz
Grande acontecimento
Sonhando
Junto à lareira
Cavaleiro do cavalo de pau
Demasiado sério
A criança tem medo
A criança a adormece
O poeta fala
Novellette op. 21 nº 8
Chopin
Mazurkas op. 17 nos 2 e 4
Scherzo nº 2, op. 31, em Si b menor
Andante Spianato e Grande Polonaise Brilhante op. 22