top of page

".....Rossi possui um belo som e grande requinte. Sua grande atenção aos detalhes de estilo criaram uma atmosfera encantadora. Ele mostrou total controle nas passagens rápidas (...) é um jovem talento de rara distinção, que está destinado a ir longe em sua carreira de concertista."

Sakia Constantino, Chipre

 

Conquistou seu primeiro prêmio aos sete anos de idade, no IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages. Desde então, venceu também o Concurso Magda Tagliaferro (São Paulo, 1998), Encuentro Internacional de Jóvenes Músicos (Córdoba/Argentina 2001), Concurso Internacional Ciutat de Carlet (Carlet/Espanha, 2002) e o I Concurso Nacional Nelson Freire (Rio de Janeiro, 2003).

Atuou como solista a frente das Orquestras de Câmara do Kremlin, Sinfônica de Kirov, OSESP, Sinfônica Brasileira, da Bahia, do Paraná, de Sergipe, de Ribeirão Preto, Amazonas Filarmônica, OER, etc. Nos últimos anos, apresentou mais de vinte recitais nos Estados Unidos e em vários países da Europa e América Latina.

Gravou seu primeiro CD aos 11 anos de idade. Em 2008 lançou o CD Pablo Rossi – Live at Steinway Hall, com obras de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopin, gravado ao vivo em Londres. 

Pablo é bacharel e mestre pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com Elisso Virsaladze, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e do empresário Roberto Baumgart.

Atualmente, reside em Bruxelas, Bélgica.

 

PABLO ROSSI

Schubert

 

Sonatina op. 137 n.1, em Ré Maior

Allegro molto

                           Andante

                           Alegro vivace

 

Prokofiev

 

3 peças do ballet Romeu e Julieta

 

Dvorak

Romance op. 11

 

Strauss

Sonata para violino e piano op. 18,

em Mi b Maior 

Allegro, ma non troppo

                        Improvisation: Andante cantabile

                        Finale: Andante - Allegro

 

DOMINGO | 13 DE SETEMBRO | 11H30

JUAN ROSSI

violino

Natural de Florianópolis, Juan Rossi iniciou seus estudos de violino aos oito anos de idade com o Professor Jeferson Della Rocca. Em 1998, aos onze anos, fez seu primeiro recital solo e atuou como solista à frente da Camerata Florianópolis.

Durante sua adolescência teve oportunidade de usufruir dos ensinamentos de grandes violinistas, dentre eles Yazuka Nakamura (Japão), Mathias Weibel (Suíça), Ole Böhn (Noruega), Anne-Kathrine (Alemanha), Charles Stegman (EUA), Boris Belkin (Rússia), Nancy Bidlack (EUA) e Hagai Shaham (Israel).

Participou de diversos cursos e festivais internacionais de música, destacando-se, em 2005, o Kinhaven Music School em Vermont (EUA) e, em 2008, o Festival Internacional de Campos do Jordão, ambos como bolsista e spalla das orquestras.

Em 2007, formou-se Bacharel pela Faculdade Carlos Gomes, na classe da professora Elisa Fukuda, em São Paulo, e integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. 

No ano seguinte, venceu o Concurso Cantareira de Violino e participou da gravação ao vivo do CD e DVD: Camerata Fukuda 20 Anos, solando o Concerto para três violinos de Vivaldi.

Entre 2009 e 2012 morou em Salzburg (Áustria) e em Berlim (Alemanha), onde concluiu o Mestrado em Performance, na Universität Mozarteum Salzburg, sob a orientação do renomado Prof. Benjamin Schmid e do Prof. Alexander Grothe. Nesse período, participou de diversas orquestras e grupos de câmara, destacando-se a Berliner Chamber Orchestra e o Salzburg Chamber Soloists. É ainda fundador do Berlin Quartet, com músicos integrantes das maiores orquestras da Alemanha.

No Brasil, foi spalla da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul (2014), participou como professor do Festival Internacional de Música do Pará e do FEMUSC. Atualmente é professor do Instituto Fukuda e do Instituto Baccarelli; integra o Quarteto de Cordas dos Professores do Instituto Baccarelli e o Duo Rossi com seu irmão, o pianista Pablo Rossi.

 

piano

© 2015 Temporada de concertos   l   Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

bottom of page