top of page

Elogiado pelo The Strad por seu estilo “poderosamente expressivo”, o violoncelista SEBASTIAN BÄVERSTAM é vencedor do importante Concurso Concert Artists Guild de 2009. Sua performance no Weill Recital Hall do Carnegie Hall marcou, segundo o The Strad, “o surgimento de um artista maduro”. Este notável recital levou a revista Musical América a elegê-lo como o “Novo Artista do Mês” em junho de 2011.

Vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Boston, Sebastian Bäverstam executou o Concerto de Shostakovich com a BSO no Symphony Hall. Em 2007,  foi chamado para substituir Lynn Harrell com a Sinfônica de Cape Cod com apenas seis horas de antecedência e encantou o público com o Concerto de Schumann, tendo sido elogiado pelo Cape Cod Times por sua “musicalidade perspicaz e sentimento poético”.

Destaques da temporada 2012-13 incluem recital de abertura da série “astros em ascensão” do Festival de Ravínia e solos com as Sinfônicas de  Albany, Northwest Arkansas, Brockton, Concord, Chernikov, da Universidade de Chicago, dentre outras. Suas turnês pelos Estados Unidos já o levaram a treze diferentes estados. Foi ainda solista da Orquestra Filarmônica Jovem do New England Conservatory em turnês pela China, Venezuela e Brasil. Apareceu várias vezes no programa de rádio From the Top, e participou de um documentário da PBS filmado no Carnegie Hall. Tem realizados inúmeros recitais solo, inclusive com a integral das seis suítes de Bach para violoncelo. Apresentou-se ainda no Lincoln Center e no Théatre des Champs Elysées.

Com dupla cidadania, americana e sueca, aos vinte e seis anos de idade, Sebastian Bäverstam estuda atualmente com Paul Katz no New England Conservatory de Boston.

http://sebastianbaverstam.com/

 

 

SEBASTIAN BÄVERSTAM

Bach

 

Suite para violoncelo n. 3, em Dó Maior, BWV 1009

Prélude

Allemande

Courante

Sarabande

Bourrée

Bourrée

Gigue

Beethoven

 

Sonata para violoncelo e piano n. 4, op. 102 n.1, em Dó Maior

Andante – Allegro vivace

Adagio – Allegro vivace

 

Brahms

 

Sonata para violoncelo e piano n. 1, op. 38, em Mi Maior

Allegro non troppo

Allegretto quasi Menuetto

Allegro 

 

DOMINGO | 14 DE JUNHO | 11H30

CRISTIAN BUDU

piano

Brasileiro de origem romena, Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de musicalidade genuína e calorosa força de comunicação, sua personalidade artística e sensível pianismo vem sendo internacionalmente reconhecidos. Em 2013, aos 25 anos, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Clara Haskil, na Suíça, um dos mais importantes e prestigiados do cenário internacional. Dentre os laureados em versões anteriores estão Richard Goode, Christoph Eschenbach, Mitsuko Ushida e Evgeni Korolyov. Além do Grande Prêmio, Cristian recebeu os Prêmios do Público e do “Children's Corner”. Tal conquista foi considerada pela critica como a mais importante de um pianista brasileiro nos últimos 20 anos. Devido a tal façanha, Cristian recebeu o Prêmio Concerto 2013 na categoria “Jovem Talento” da Revista Concerto.

Em 2014, dentre os diversos convites que recebeu, destacam-se os Festivais J. S. Bach na Suíça, Frankische Musiktag na Alemanha, Radio France, Campos do Jordao, a série da Cultura Artística, com o Ensamble São Paulo e solos com as Sinfônicas de Jerusalém e da Rádio de Stuttgart. Começou também seu vínculo com a agência Artematriz, na America Latina, e com Caecilia, na Europa, que empresaria artistas como Barenboim, Joshua Bell, Kissin, Nelson Freire e a própria OSESP. 

Dentre as orquestras com quais já se apresentou, estão a Suisse Romande, Sinfônicas Brasileira, do Paraná, de Sergipe, de São Caetano do Sul, Filarmônica de Minas Gerais, Petrobrás Sinfônica e Experimental de Repertório. Participou como solista do Rockport Music Festival e de diversos concertos pelos projetos “Community Performances and Partnerships” e "Groupmuse" (www.groupmuse.com).

Em 2000, Cristian conheceu o multi-artista Antônio Nóbrega, que o introduziu ao rico universo dos ritmos e danças brasileiras. Foi aluno do Instituto Brincante por mais de 4 anos, o que foi de grande importância para seu desenvolvimento artístico. Formou-se pela Universidade de São Paulo com o renomado pianista Eduardo Monteiro. Anteriormente, estudou com Marina Brandão, Claudio Tegg e Elsa Klebanowski. Nos Estados Unidos, onde hoje reside, tornou-se Mestre pelo New England Conservatory, com a professora sul-coreana Wha-Kyung Byun, e em 2014, iniciou na mesma escola o Artist Diploma, programa de maior prestigio dos conservatórios americanos que concede, além da bolsa integral e patrocínio, diversos concertos por 2 anos.

http://www.cristianbudu.com/

violoncelo

© 2015 Temporada de concertos   l   Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

bottom of page